Depois que Antônio casou, sua mulher traiu ele e fugiu com o homem, por causa disso ele começou a andar sem destino pelo interior do Ceará e outros estados do Nordeste, sentindo-se humilhado. Começou a peregrinar pelo sertão fazendo obras de caridade, fazia a leitura do Evangelho e também ouvia o problema das pessoas e consolava as consolavam com mensagens religiosas e dava os seus conselhos, por isso o nome Antonio Conselheiro, devido a isso o seu número de seguidores só aumentava.
Por causa de sua simpatia com o povo criava alguns inimigos como o padre, que via a seu prestigio diminuir com a peregrinação de um iniciante e os donos de fazendas que viam os seus empregados largarem o serviço para seguir Antônio.
Em 1893 ele se estabeleceu em uma fazenda abandonada em uma região do Norte da Bahia conhecida como Canudos, ali fundou um povoado chamado de Belo Monte e rápido se transformou em uma cidade. Canudos se tornou incômoda para a para as autoridades políticas e religiosas locais, que procuravam um motivo para acabar com ela. Um problema comercial acerca de uma compra de madeira na cidade de Juazeiro deu motivo para que uma tropa de soldados da polícia baiana investisse contra os seguidores do Conselheiro em novembro de 1896.
A derrota dos policiais deu início a um conflito que ficou conhecido como Guerra de Canudos. O confronto estendeu-se até 5 de outubro de 1897, quando o exército tomou definitivamente o arraial. Antônio Conselheiro morrera poucos dias antes, não se sabe exatamente como.
0 Comentários:
Postar um comentário