Tecnologia do Blogger.

Curiosidades sobre a Guerra de Canudos

Aqui estão 10 curiosidades bem interessante sobre a Guerra de Canudos

Site de Canudos

Acesse também o site da Prefeitura de Canudos e tenha mais informações sobre a cidade atualmente

Antônio Conselheiro: O Peregrino

Antonio Conselheiro, foi um icone marcante na história da Guerra de Canudos

Revolução, Revolta ou Guerra ?

Eis uma duvida que ja tive e percebi que outras pessoas tiveram, dizer Revolta de Canudos ou Guerra de canudos ? Com base nisso uni informações para esclarecer tal duvida e também ser como curiosidade informativa.

domingo, 31 de agosto de 2014

Antônio Conselheiro - "O Peregrino"



Antônio Vicente Mendes Maciel ou Antônio Conselheiro como era mais conhecido, ele foi um líder do movimento messiânico que reuniu milhares de sertanejos no arraial de Canudos, no Nordeste da Bahia. Nasceu em 13 de março de 1830, ficou órfão de mãe aos seis anos e seu pai faleceu quando tinha 27 anos, assim teve que cuidar da loja da sua família e de suas quatro irmãs. Estudou muito e se tornou um escrivão de cartório.

Depois que Antônio casou, sua mulher traiu ele e fugiu com o homem, por causa disso ele começou a andar sem destino pelo interior do Ceará e outros estados do Nordeste, sentindo-se humilhado. Começou a peregrinar pelo sertão fazendo obras de caridade, fazia a leitura do Evangelho e também ouvia o problema das pessoas e consolava as consolavam com mensagens religiosas e dava os seus conselhos, por isso o nome Antonio Conselheiro, devido a isso o seu número de seguidores só aumentava. 

Por causa de sua simpatia com o povo criava alguns inimigos como o padre, que via a seu prestigio diminuir com a peregrinação de um iniciante e os donos de fazendas que viam os seus empregados largarem o serviço para seguir Antônio.

Em 1893 ele se estabeleceu em uma fazenda abandonada em uma região do Norte da Bahia conhecida como Canudos, ali fundou um povoado chamado de Belo Monte e rápido se transformou em uma cidade. Canudos se tornou incômoda para a para as autoridades políticas e religiosas locais, que procuravam um motivo para acabar com ela. Um problema comercial acerca de uma compra de madeira na cidade de Juazeiro deu motivo para que uma tropa de soldados da polícia baiana investisse contra os seguidores do Conselheiro em novembro de 1896.

A derrota dos policiais deu início a um conflito que ficou conhecido como Guerra de Canudos. O confronto estendeu-se até 5 de outubro de 1897, quando o exército tomou definitivamente o arraial. Antônio Conselheiro morrera poucos dias antes, não se sabe exatamente como.

 

0 Comentários:

Postar um comentário

 

Canudos Antes da guerra

Canudos Antes da guerra
Canudos Antes da guerra

Divulgue

Create your own banner at mybannermaker.com!

Divulgue nosso blog que divulgaremos o seu, para isso entre em contato com o responsável pela divulgação !

Guerra de Canudos

Guerra de Canudos
E o sertão virou um mar de sangue